segunda-feira, 1 de novembro de 2010

EIXO VII

POSTAGEM 1


SEMINÁRIO INTEGRADOR
EJA
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO,
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

O Eixo VII proporcionou-me aprendizagens signif'icativas que, ainda no Eixo XI recorro à Interdisciplina de Didática, Planejamento e avaliação para compor meu TCC.
O Estágio me fez pensar ainda melhor sobre Didática, que Piletti (1995, p. 42) a caracteriza como uma disciplina técnica de ensino (direção de técnica e aprendizagem). Durante o estágio, muitos planos de aulas estiveram suscetíveis a mudanças, já que eu teria que conhecer meus alunos, de forma que todo o planejamento deveria estar integrado com o interesse e a necessidade do aluno. Neste sentido, o assunto a ser abordado em uma ou mais aulas, devem ser planejados de tal forma que, os objetivos devem estar embutidos no planejamento.
Neste sentido, a avaliação é feita continuamente, e não isoladamente, já que o processo de ensino-aprendizagem é contínua e mediadora.
Esta disciplina acima mencionada teve muita relevância de ser colocada neste Portfólio por estar fazendo parte do meu trabalho conclusivo e por ser algo que pode transformar aulas muitas vezes sem nexo, não tão atraentes aos olhos dos alunos, em algo motivador, com os discentes sendo interventores de sua própria aprendizagem.
Quanto a Linguagem e Educação, no diferimento entre letramento escolar e letramento social, percebi o quanto as pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar uma escola, possuem um convívio social, conseguindo interagir e interferir na sociedade. Ainda ontem, em meio ao processo eleitoral, pessoas que não sabiam escrevber seu próprio nome puderam exercer seu ato de cidadania sem que alguém tivesse que auxiliá-las na hora de votar.
Para aquelas pessoas letradas, que não puderam votar quando crianças, ou mesmo tiveram uma passagem rápida pela escola e não concluiram seus estudos, a EJA (Educação de Jovens e Adultos) tem sido a opção para estas pessoas, oportunizando a conclusão dos estudos.
Também , o planejamento pedagógico para os alunos da EJA, deve reconhecer que a realidade destas pessoas se difere dos alunos do ensino regular, já que os discente da EJA experimentaram ou vivenciaram mais, estando estes inseridos na sociedade de uma maneira diferenciada, com maiores atribuições e compromisso, seja com instituições ou nos demais âmbitos sociais.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

percebo que tu buscou integrar nesta postagem as interdisciplinas que foram mais significativas. O teu texto apresenta a importância de um planejamento flexível e que leve em conta as vivências do aluno (inclusive na EJA) e descreve um exemplo de letramento social, vinculado às leituras da interdisciplina de Linguagem e Educação. Seria interessante se tu pudesse incluir alguma reflexão sobre o "letramento escolar" e a tua experiência de estágio. As atividades propostas na tua arquitetura pedagógica, por exemplo, levavam em conta os usos sociais da escrita? Se sim, quais usos foram trabalhados?
Seguimos conversando, ok?
Grande beijo e votos de uma ótima semana!
profa. Nádie

Daiane disse...

Na minha proposta pedagógica pensada para o estágio, procurei estabelecer meios que possibilitassem aos alunos se conhecerem melhor e respeitassem as individualidades dos colegas. Diante disso, a escrita individual e colaborativa esteve presente na minha prática pedagógica, bem como a leitura individual e coletiva dos alunos, própria de suas criações e realidade.
Em certa aula do estágio com alunos do 3º Ano, planejei que os alunos se olhassem no espelho e tivessem a oportunidade de escrever sobre si próprios, bem como suas características, com objetivo de que conhecessem melhor seus colegas e respeitassem as diferenças e individualidades de cada um. A aula foi muito interessante, pois depois de terem escrito suas características e o que gostavam de fazer, comer, brincar, entre outros, liam para os demais colegas da turma de quem obtinham atenção. Ao existir alguma forma equivocada de escrita, solicitava que os alunos lessem a palavra e logo descobriam o que estava faltando para que completasse seu sentido.