terça-feira, 30 de novembro de 2010

3ª Postagem/Novembro

A pergunta norteadora para o TCC: "Como a prática pedagógica pode ser definidora das respostas dos alunos?" tem me proporcionado profunda reflexão quanto à ação pedagógica e o interesse discente.
Nesse sentido, Freire (1996) e Piletti (1995) muito me auxiliaram numa discussão pertinente às práticas pedagógicas. Diante desta inquietação, percebi que eu teria que observar: planejamento flexível e em acordo com a realidade discente, prática docente e estimulante, bem como planejamento conjunto com a prática, numa relação harmoniosa e interacionista entre professor e aluno.
Diante das minhas aprendizagens com o estágio, no dia-a-dia com o aluno, e que por meio de uma metodologia qualitativa, de observação e interação, pude constatar que o planejamento das aulas não de se dar de forma rígida, inquestionável, devendo ser elaborado numa ação conjunta com os alunos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Tua reflexão destaca elementos importantes na prática pedagógica, mas ficas presa num discurso muito amplo, geral sem trazer evidências e a tua análise particular e pessoal sobre os acontecimentos em sala de aula ou mesmo sobre os dados da tua pesquisa. Espero que a postagem final traga evidências que confirmem tuas afirmações, certo?

Beijos, Rô Leffa.