segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EIXO VIII

Neste Eixo pretendo relembrar minhas aprendizagens enquanto estive estagiando com dezoito alunos do 3º Ano do Ensino Estadual. No início do estágio, percebi que conhecer a realidade do aluno é tão importante quanto planejar aulas. O planejamneto sem o conhecimento da realidade do aluno se torna vago, e, possivelemente a motivação e o interesse poderão não estar presentes na conectividade interesse x aula. Neste sentido, Freire (1996) me ensinou que o conhecimento da realidade discente é importante e que, a dialogicidade deve estar presente em sala de aula.
Aula após aula foram necessárias para que eu pudesse me aperfeiçoarbem como melhorar minhas práticas pedagógicas. Diante desta experiência, percebi que não existe aula perfeita, em que o professor prepare seu trabalho e este se dê na prática tal qual foi planejado. Percebi também que o improviso faz parte da arte de ser professor. Porém, uma aula colocada na prática apenas no improviso deixa a desejar quanto ao planejamento, prejudicando os objetivos e a aprendizagem discente.
No Eixo VIII retornei às Interdisciplinas de Didática, Planejamento, Ludicidade, entre outras, para tornar minhas aulas mais interessantes aos olhos dos meus alunos.
Com o estágio, constatei que ser professor é estar em constante pesquisa ( Freire, 1996), e que cada aula é única, devendo o docente refletir sobre sua atuação, tornanado as práticas pedagógicas mais interativas e planejadas.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Conhecer a realidade do aluno é realmente um aspecto importante e que direciona o planejamento. Sem esse conhecimento anterior as ações pedagógicas podem não atingir seu objetivo. Ainda assim precisamos estar atentos aos acontecimentos em sala de aula a fim de perceber a necessidade de, algumas vezes, abandonar ou adaptar as atividades planejadas.
O importante, na verdade, é garantir que o aluno, no seu ritmo, aprenda de fato.

Beijos, Rô Leffa.