terça-feira, 30 de novembro de 2010

POSTAGEM FINAL/DEZEMBRO

Seria quase que impossível sintetizar em poucas palavras toda uma construção de aprendizagens e vivências que o Curso de pedagogia/UFRGS me proporcionou ao longo desses anos. No entanto, gostaria de mencionar alguns sentimentos que permearam minha vida e influenciaram minha rotina, como alegria de poder ingressar em uma faculdade, ter uma formação superior, como também proporcionar aos alunos uma educação de melhor qualidade. Em seguida, juntamente com a alegria forma surgindo outros sentimentos inexplicáveis, como a insegurança a cada novo semestre, com outras interdiciplinas. O receio do novo algumas vezes esteve presente, até que este novo já estivesse assimilado por mim.
Um sentimento indescrítivel foi trabalhar com colegas dispostos a cooperar, colaborar uns com os outros e nessa troca descobrir que por trás de um objeto frio como o computador, sempre existia alguém do curso disposto a compartilhar das angústias. As alegrias, inseguranças, tristezas, perdas, enfim, foram muitos sentimentos que permearam minha vida docente e discente até agora. Até agora? Esses sentimentos não farão mais parte da minha vida quando eu terminar o curso?
Desses sentimentos quero lembrar dos momentos alegres, das dinâmicas que fizemos durante o curso, das aulas de Artes quando fomos à Porto Alegre visitar o Margs (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), Bienal, Feira do Livro. Ou ainda, quando encenamos e por alguns momentos viramos artistas em um palco. Lembro-me muito bem de me vestir de PIU PIU numa peça de teatro. Foi incrível.
Com Ludicidade, gostaria de relembrar nossa confecção de material lúdico pedagógico em meio ao saguão da Escola Felipe Schaerffer, em que cada uma de nós em disponibilidade de tempo e na expectativa de cada vez aprender mais, fazia brinquedos com material reciclável.
Dos momentos tristes, em meios às dificuldades de não ter um computador e depender dos colegas para receber as atividades no ROODA, fazer postagens, baixar vídeo, textos, fazer pesquisa, comprar computador e este ir para manuntenção e logo ser mais um bem estragado. Ou ainda, compartilhar, com os colegas algo maior algo maior do que perda de bens materiais, como os momentos em que houve perdas de familiares. Mas ao longo deste curso muitas VIDAS também chegaram, nesse sentido também fui abençoada como Mãe, com um lindo menino revelado nos meus sonhos.
Dos momentos de dificuldades gostaria apenas de extrair as aprendizagens construídas.
E, chegando ao final deste curso, percebo que os anos que passaram foram momentos marcantes, e que vou sentir saudades dos professores, tutores, colegas, e demim mesma, quandoria e chorava com os meus colegas e amigos.
Nesse momento, me entrego aos sentimentos de euforia e ansiedade em ter que apresentar o trabalho de conclusão, bem como saber que nossas interações virtuais entre alunos e professores poderão chegar-se ao fim, ou não, pois ainda podemos compartilhar de muitos conhecimentos depois de encerrado o Curso.
A todos, desejo um sentimento indescritível de felicidade, que só conhece quem realmente sente.

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

neste registro apresentas uma integração entre o sentir e o pensar, resgatando momentos marcantes da tua trajetória. Uma pergunta final: como o blog do Portfólio contribuiu para este resgate?
Um grande beijo e muitas saudades,
Profa. Nádie

Daiane disse...

O Blog do Portfólio, serviu de um instrumento de conciliação escrita entre minhas idéias, idéias de autores e minhas experiências. Nesse sentido, o Blog, também foi um espaço em que muitas vezes retornei às postagens passadas para me orientar nas minhas postagens recentes. Nossos pensamentos ao longo da nossa existência passam por inúmeras transformações e assimilações. Assim, além de extinguir com algumas saudades, também utilizei o blog para repensar idéias, ações.