segunda-feira, 29 de novembro de 2010

2ª Postagem/Novembro

Para esta segunda postagem de novembro achei interessante considerar minhas vivências no estágio e as aprendizagens quanto à prática pedagógica.
Após ter iniciado o estágio, percebi que o conhecimento sobre a realidade do aluno se torna importante e essencial quando a partir disso é feito todo um planejamento. A partir disso, meu estágio foi concretizado em uma estrutura de reflexão sobre minha prática, bem como mes planejamentos quando percebia que a abordagem das aprendizagens não estavam em comum acordo com o interesse e motivação discente.
Com a minha turma de estágio percebi que deveria utilizar meios que os motivassem a querer interagir com a proposta da aula. O autor Piletti (1995) menciona as técnicas de ensino como fatores favoráveis às aprendizagens. Nesse sentido, minhas aulas estiveram rodeadas de técnicas, e, com o passar das aulas percebi os alunos interessados e participativos.
A atuação docente deve se dar na interação com o aluno, descobrindo o que os move a querer aprender bem como conciliar aos planejamentos das aulas.






Entretando, com intuito de aproximar as aulas do interesse do aluno, o professor a cada nova aula busca

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Daiane,

Tua postagem destaca aspectos relacionados ao teu estágio. Destacas que teu planejamento se movia conforme as necessidades e interesse dos alunos. Que arquitetura pedagógica utilizaste no estágio? Realizaste projetos com os alunos?

Colocaste também que o uso de técnicas foi constante no teu estágio. Que técnicas eram essas? Que objetivos motivavam a realização dessas técnicas? Podemos dizer que havia um caráter lúdico nesse tipo de prática?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.